quarta-feira, 26 de março de 2014

Projeto Blazer Branco em andamento

Hoje comecei a costurar o blazer. Como geralmente faço, costurei os ombros e fechei as laterais.


Depois costurei a parte interna da frente, fechei a gola e a preguei parcialmente.
 



Costurei as mangas e fiz as pences.

O resultado parcial é este..


Para a próxima aula ficou por fazer a bainha, o acabamento das mangas, pespontar a parte da frente, e colocar botões...

Estou adorando o resultado!! :)

Boas Costuras!!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Tipos de Tesoura




Um outro assunto interessante é sobre tipos de tesouras usadas na arte do corte e da costura. 

Quando era pequena e passava horas no quarto de costura da minha avó, via que existiam algumas tesouras diferentes, com serra, outras retas, algumas pequenas e outras grandes e me perguntava para que servia cada uma delas.

Somente depois que resolvi costurar é que aprendi o motivo.


Eu tenho e uso basicamente três tipos:

Uma para cortar tecido



Outra para cortar papel




E uma pequena que uso para cortar fios e linhas, desfazer pontos etc..


Mas além destas existem diversos tipos de acordo com o tecido usado para se fazer a roupa.

Tesoura de picotar



São tesouras com lâminas de serra dentada, que criam um zig zag quando você corta com ela. Este zig zag além de bonito é funcional, pois evita que o tecido se desgaste na borda. Ela também pode ser útil quando se lida com malhas para reduzir o volume das costuras. Além disso, pode adicionar uma borda decorativa para tecidos como no feltro.

Tesoura de alfaiate



A tesoura de alfaiate tem uma longa lâmina que a torna ideal para cortar tecidos. Ao invés de as pás superiores e inferiores serem afiadas em um ângulo de 90 graus, a parte superior da lâmina faz um ângulo mais agudo. Isto permite atravessar o tecido mais fácil do que as tesoura regulares. Seu ângulo ligeiramente curvado permite uma posição mais confortável mão.

Ela pode durar uma vida, se você pegá-la afiada e usá-la apenas para cortar tecido, e não deixá-la cair, pois pode perder o corte.

Tesoura de papel


Tesoura de costureira é mais barata e funciona bem. Ela também possui um ângulo de inclinação confortável. Trata-se de uma tesoura básica para começar, se você é nova na costura.

Tesourinhas



São ótimas para costura à mão. São menores, mas não menos afiadas do que as de alfaiate ou costureira

Tesoura de Bordado


Eu amo a forma dessas elegantes tesouras, mas mais importante é que elas são muito afiadas. São ótimas para quem trabalha com bordados. As pontas finas também permitem que você remover pontos de frente quando você precisa.

Ainda existem muitos tipos de tesouras, mas creio serem estas que citei as principais.

Boas costuras!!

quarta-feira, 19 de março de 2014

Projeto: Blazer Branco

Hoje na aula comecei a fazer o blazer!!

Acabei comprando o tecido fustão piquet com um pouco de elastano mesmo, porém não foi como queria, os detalhes são muito grandes... Queria algo mais delicado, mas vamos ver como ficará...



Além disso, eu a professora (mais ela, que eu rsrs) modelamos o blazer fazendo ele mais justinho e com manga comprida, mas que dê para dobrar se quiser. 



Aproveitei e cortei todas as partes: frente, costas, gola, mangas e acabamento interno da frente.





Esse projeto talvez demore um pouco para ser concluído, pois irei fazer somente na aula, que é apenas uma vez por semana!!

Boas costuras!!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Passo a passo: como pregar um elástico

Aprendi na última aula a pregar elástico no cós de uma saia...

Tentei tirar várias fotos para explicar aqui o passo a passo, espero que dê para entender :)

1º) Medir o cós para verificar o tamanho do elástico e deixar um espaço para o franzido que o elástico fará


2º) À esquerda está o espaço que deixei (10 cm), usei o elástico com 4 cm de espessura



3º) Costurei as laterais do elástico


4º) Coloquei a parte costurada com a costura lateral, mas antes dobrei o elástico ao meio e marquei as metades com giz de alfaiate


5º) A prof. me mostrou que cada parte marcada deveria ficar na metade do cós, foram feitas quatro marcas e o elástico deveria passar ao redor do cós e cada parte marcada deveria ficar acertada com as laterais e a metade da frente/trás do cós.




6º) A prof. começou a pregar o elástico, fazendo uma costura de 1 cm da lateral, esticando um pouco o elástico, mas não muito para não ficar muito franzido


7º) Após pregado, vira-se o tecido por cima do elástico


8º) Por fim, costura-se novamente, fechando o cós e esticando tanto o elástico quanto o tecido para não embolar


Esse é o resultado final!!!




sábado, 15 de março de 2014

Saia reta com elástico

A saia também ficou pronta, foi super rápido fazê-la já que não possui grandes costuras..

E eu pela primeira vez preguei um elástico!! Achei super interessante, depois farei mais uma para treinar um pouco e claro ter mais uma saia, já que é outra peça que uso bastante aqui em função do calor!!

Frente





Costas


Agora a coleção viscose estampada está completa!!




sexta-feira, 14 de março de 2014

Inspiração: blazer branco

Minha próxima peça será um blazer branco. Agora que estou trabalhando no ar condicionado rsrs posso voltar a usar casaquinhos (adoro !!) e acho que compõem de forma chique o visual.



Encontrei algumas fotos para tirar ideias de como fazê-lo e dá para ver que ele vai bem com tudo, é uma peça curinga do guarda roupa de qualquer mulher.



Já que é o primeiro, após muito tempo sem costurar, pretendo fazer sem forro, em função do trabalho que dá, sei que o acabamento não será o mesmo, além disso o forro acaba dando um aspecto muito "invernal" para a roupa e frio não é algo que se vê por aqui com muita frequência.

Minha ideia inicial é usar um fustão piquet com um pouco de elastano, gosto de roupas ajustadas ao corpo, vamos ver se consigo esse tecido ou algo próximo.




quinta-feira, 13 de março de 2014

Mais uma para coleção

Fiz mais uma blusa para trabalhar em viscose (claro né) ... Gostei bem do resultado, já que a estampa é bem diferente!! Logo logo a saia desse mesmo tecido também ficará pronta!!



terça-feira, 11 de março de 2014

Como fazer etiquetas para roupas

Uma outra coisa que acho bem legal, é fazer etiquetas personalizadas para as roupas que produzo. Elas ficam mais ainda com a minha cara!! Sei que é supérfluo e que às vezes não queremos/podemos gastar dinheiro com isso.

Aí, acabei achando uma matéria interessante de como você mesmo pode fazer suas etiquetas, claro que não é a bordada, mas acho que dá para ficar bem legal.

Segue o link da matéria



Pesquisando mais um pouco achei um PAP super completo de como fazer etiquetas em tecido, acho que é bem isso que precisamos já que não faremos em grandes quantidades.

http://www.lucianamurta.com/2009/06/22/pap-etiquetas-personalizadas-de-tecido/




domingo, 9 de março de 2014

Em Busca da Overloque Perfeita (ou quase isso!)

Qual a melhor overloque?

Como voltei a costurar, resolvi tirar minha overloque do armário, aquela verdinha, "chinesinha", básica que todas conhecemos..

Para começar chamei um técnico em casa só para passar as linhas, pois não estava com muito ânimo de fazer. 

Depois, fiquei lembrando todos os momentos de angustia e raiva que passei com ela (tive momentos bons também) quando tive que trocar a cor da linha, ou quando a linha arrebentou e fiquei séculos tentando passá-la novamente, afff!! 

Por isso, decidi adquirir uma nova máquina e parti em busca de informações sobre o melhor custo benefício, já que costuro apenas por hobby, e acabei encontrando algumas dicas.

No blog Se virando com a costura encontrei um post onde a Josy fala sobre a máquina Janome 8002D, uma máquina doméstica e ainda traz vídeos sobre como passar a linha..



No Anasinhana tem um post maravilhoso sobre as máquinas que ela possui em seu ateliê, dando diquinhas, ela também tem uma Janome 8002D!!

Além dessa dica, também achei uma matéria no Super Zíper bem legal, com 5 dicas valiosas para se evitar problemas com as máquinas de costura em geral!! Mas nada de falar sobre a overloque..

Encontrei ainda no Primeira Fiada, uma máquina que passa os fios sozinha.. Como assim? Não acreditei, meu sonho realizado, tudo de bom.. O nome dela é Evolution - marca Baby Lock. 
Você aperta um botãozinho e a mágina acontece!! Nunca tinha ouvido falar nela e nem sei se vende aqui no Brasil. Imagino que o precinho não seja tão amigo assim, né!!








Descobri que a Singer também possui uma overloque portátil, a Ultralock 14SH754.




A Ultralock é uma máquina de costura overloque doméstica, que une, arremata e corta os tecidos simultaneamente. Costura com extrema facilidade tecidos elásticos, semi-elásticos, médios e planos.
  • Chave de fenda
  • Pinça
  • Embalagem de agulhas
  • Expansor para dar efeito ziguezague na borda do tecido
6 tipos de ponto overloque: overloque estreito, largo, fecho plano, bainha enrolada, ponto cadeia e overloque com 2 fios;

  - Ponto overloque
Ponto overloque de 4 fios e 2 agulhas. Une e corta os tecidos simultaneamente, permitindo excelente acabamento aos mais variados projetos de costura.

- Demais pontos
A Ultralock faz também os pontos fecho-plano, ponto overloque estreito de 3 linhas e o ponto overloque de 4 linhas, conhecido como ponto cadeia. Esse modelo oferece também mais 2 pontos: costura overloque de 2 fios e bainha enrolada de 2 fios. Ambos devem ser feitos utilizando o expansor.

- Velocidade
É uma máquina muito rápida, faz até 1300 pontos por minuto.

- Transporte diferencial do tecido
Útil para franzidos e costuras em malhas.

- Seletor de tensão com cores diferenciadas
Simplifica o ajuste de tensão e colocação dos fios.

- Regulagem do comprimento do ponto em até 4 mm

- Levantamento do pé calcador em até 4,5 mm Permite costurar várias camadas de tecidos.

- Braço livre
Facilita costuras de difícil acesso.

Dimensões do produto:

- largura: 33,2 cm
- altura: 27 cm
- profundidade: 27 cm
- peso líquido: 6,1 Kg

 Tanto a Janome quanto a Singer possuem o preço na faixa de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais).

Por fim, após a visita do técnico resolvi continuar com a minha máquina mesmo rsrsrs. 
Ele disse que ela era ótima, que essa questão de arrebentar a linha era em função da qualidade da própria linha e não da máquina e que não valia a pena comprar uma nova!!

Conclusão: a "chinhesinha" fica!! 

P.S.: acabei de saber que uma possibilidade para a linha parar de arrebentar é usar linha mesmo ao invés de fio para overloque nos três locais. Dizem que o acabamento é o mesmo para tecidos planos. Vou testar e depois conto se deu certo!!

sábado, 8 de março de 2014

Dica: ajuste nas roupas

Oi gente, essa dica pode parecer boba para algumas pessoas, mas para nós iniciantes na arte da costura, acho que vale a pena.

Sempre tive a dúvida de como as costureiras faziam os ajustes nas roupas, já que a marcação ficava do lado de fora e o ajuste deveria ser costurado por dentro. É bem simples, assista ao vídeo!!

video

Um ótimo fim de semana a todos!!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Quarta-feira de cinzas!

Depois do longo feriado, aproveitei a folga da manhã no trabalho e resolvi cortar mais uma regata em viscose.


Porém, acabei me empolgando e resolvi costurá-la também e já estreiar...




Como toda mulher adoro roupa nova e mais ainda quando foi feita por mim!! :)