quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Projeto regata e meu novo curso de corte e costura

Dando sequência ao post da regata de seda e tecidos afins, comecei hoje a fazer a primeira...

Inicialmente, fiz o molde básico para camisa/blusa, de acordo com minhas medidas, e utilizando o método Modelar (que estou aprendendo nas aulas), depois, juntamente com a professora fizemos a interpretação para o modelo da regata que já tenho.



Esse método é um pouco diferente do Ioli que aprendi quando morava em Brasília. Nele, todos os moldes básicos já estão prontos e em todos os tamanhos...


 Você só precisa encontrar a numeração do seu molde conforme suas medidas, marcar os pontos e depois uni-los... É bem mais fácil, porém para quem não sabe nada de modelagem, surgem diversas dúvidas...


Outra diferença é que nesse método as margens para costura já estão no molde, geralmente 2cm para as laterais e 1cm para as cavas e decotes.

No primeiro dia de aula, ganhei um kit contendo todos os tipos de moldes e uma pequena apostila com algumas explicações. Não sei se esse kit é vendido separadamente, mas se alguém tiver interesse posso perguntar.


A única diferença dessa regata atual e à do modelo é em relação às costas, já que não fiz nenhuma costura, como na blusa que tenho, deixei o tecido das costas inteiro.


Bom, após fazer o molde, cortei o tecido e comecei fechando os ombros e as laterais... Como já havia previsto, tive grandes dificuldades em função do tipo de tecido, muito fino e escorregadio. Além disso, a costura estava ficando franzida e tive que fazer diversas vezes.






Como ainda sou iniciante, gosto sempre de alinhavar antes de costurar, dá muito trabalho, mas fica muito mais bem feito!!



Após todo esse sufoco, também aprendi hoje a fazer um acabamento interno bem legal nas cavas e no decote que irei mostrar nos próximos posts. Até lá!!

11 comentários:

  1. Tem uma dica para cortar este tipo de tecidos escorregadios: colocar o tecido sobre folhas de jornal, alisar muito bem antes de posicionar os moldes e cortar o tecido junto com o papel de jornal. Experimente, comigo resultou muito bem!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tany, obrigada pela dica, vou testar no tecido cinza que também é muito fino!! Depois te conto se deu certo!!
      Bjo

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcela, tudo bem? Que bom te ver de volta. Eu comecei um curso de corte e costura na última semana de junho de 2013, fiz uma saia, uma regata, um vestido e comecei uma camisa. Estamos de férias e retomaremos a aula na semana que vem. Minha professora se chama Ediene e ela utiliza o método magic corte (eles tem um site, é só pesquisar no google). Estou gostando muito. Em 2010 não consegui ter aulas pois minha caçulinha era muito pequena. Suas costuras estão lindas. Feliz 2014! Um abraço, Gisele, Brasília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele! Um otimo 2014 para vc tambem! Nao conheco esse metodo que voce esta aprendendo, mas vou pesquisar sobre ele. Voce tambem tem blog? Se quiser mostrar suas pecas aqui e so me falar que te dou os creditos! Um abraco e otimas costuras!

      Excluir
  4. Olá tudo bem ? sabe onde encontra pra venda esse kit ? Minha mãe tem um bem antigo e já está bem surrado, gostaria de poder presentea-la com um kit novo, pela foto é do mesmo modelo. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo vc achou para comprar...minha mãe tbém tem interesse!!!!

      Excluir
  5. Olá onde posso comprar este kit ? obrigadao

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcela, este método que você menciona no seu blog é o Magic Corte ou Maximolde.?Desculpe a minha dúvida.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro gabarito que ela mostra lá em cima é Magic Corte, o segundo com os moldes ja feitos em varios tamanhos ja nao é magic corte.. nao sei qual é, parece Moldecópia do método centesimal

      Excluir
  7. oii como faço pra obter essa modelagem basica

    ResponderExcluir