domingo, 9 de março de 2014

Em Busca da Overloque Perfeita (ou quase isso!)

Qual a melhor overloque?

Como voltei a costurar, resolvi tirar minha overloque do armário, aquela verdinha, "chinesinha", básica que todas conhecemos..

Para começar chamei um técnico em casa só para passar as linhas, pois não estava com muito ânimo de fazer. 

Depois, fiquei lembrando todos os momentos de angustia e raiva que passei com ela (tive momentos bons também) quando tive que trocar a cor da linha, ou quando a linha arrebentou e fiquei séculos tentando passá-la novamente, afff!! 

Por isso, decidi adquirir uma nova máquina e parti em busca de informações sobre o melhor custo benefício, já que costuro apenas por hobby, e acabei encontrando algumas dicas.

No blog Se virando com a costura encontrei um post onde a Josy fala sobre a máquina Janome 8002D, uma máquina doméstica e ainda traz vídeos sobre como passar a linha..



No Anasinhana tem um post maravilhoso sobre as máquinas que ela possui em seu ateliê, dando diquinhas, ela também tem uma Janome 8002D!!

Além dessa dica, também achei uma matéria no Super Zíper bem legal, com 5 dicas valiosas para se evitar problemas com as máquinas de costura em geral!! Mas nada de falar sobre a overloque..

Encontrei ainda no Primeira Fiada, uma máquina que passa os fios sozinha.. Como assim? Não acreditei, meu sonho realizado, tudo de bom.. O nome dela é Evolution - marca Baby Lock. 
Você aperta um botãozinho e a mágina acontece!! Nunca tinha ouvido falar nela e nem sei se vende aqui no Brasil. Imagino que o precinho não seja tão amigo assim, né!!








Descobri que a Singer também possui uma overloque portátil, a Ultralock 14SH754.




A Ultralock é uma máquina de costura overloque doméstica, que une, arremata e corta os tecidos simultaneamente. Costura com extrema facilidade tecidos elásticos, semi-elásticos, médios e planos.
  • Chave de fenda
  • Pinça
  • Embalagem de agulhas
  • Expansor para dar efeito ziguezague na borda do tecido
6 tipos de ponto overloque: overloque estreito, largo, fecho plano, bainha enrolada, ponto cadeia e overloque com 2 fios;

  - Ponto overloque
Ponto overloque de 4 fios e 2 agulhas. Une e corta os tecidos simultaneamente, permitindo excelente acabamento aos mais variados projetos de costura.

- Demais pontos
A Ultralock faz também os pontos fecho-plano, ponto overloque estreito de 3 linhas e o ponto overloque de 4 linhas, conhecido como ponto cadeia. Esse modelo oferece também mais 2 pontos: costura overloque de 2 fios e bainha enrolada de 2 fios. Ambos devem ser feitos utilizando o expansor.

- Velocidade
É uma máquina muito rápida, faz até 1300 pontos por minuto.

- Transporte diferencial do tecido
Útil para franzidos e costuras em malhas.

- Seletor de tensão com cores diferenciadas
Simplifica o ajuste de tensão e colocação dos fios.

- Regulagem do comprimento do ponto em até 4 mm

- Levantamento do pé calcador em até 4,5 mm Permite costurar várias camadas de tecidos.

- Braço livre
Facilita costuras de difícil acesso.

Dimensões do produto:

- largura: 33,2 cm
- altura: 27 cm
- profundidade: 27 cm
- peso líquido: 6,1 Kg

 Tanto a Janome quanto a Singer possuem o preço na faixa de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais).

Por fim, após a visita do técnico resolvi continuar com a minha máquina mesmo rsrsrs. 
Ele disse que ela era ótima, que essa questão de arrebentar a linha era em função da qualidade da própria linha e não da máquina e que não valia a pena comprar uma nova!!

Conclusão: a "chinhesinha" fica!! 

P.S.: acabei de saber que uma possibilidade para a linha parar de arrebentar é usar linha mesmo ao invés de fio para overloque nos três locais. Dizem que o acabamento é o mesmo para tecidos planos. Vou testar e depois conto se deu certo!!

58 comentários:

  1. Olá, antes tinha a maior dificuldade também, mas consegui um manual pela net que explica direitinho, e quando o fio quebra pode ser que a agulha que está usando não é a indicada, pq depois de tudo arrumado ela funciona que é uma beleza.... tô namorando uma ultralock também mas a minha "funhanhoca" vai ficar pra sempre.
    Elis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. ola tudo bem? qual vc acabou comprando? estou a procura de uma overlock nao sei qual comprar naos quero comprar uma cara ! de mais

      Excluir
    3. Olá meninas?! Em janeiro passei por essa experiência de busca de overloque e acabei ganhando a ultralock da singer da minha sogra. Bom, no início tudo foram flores, costurei bastante tecido plano nela, fechei inúmeras fronhas de cetim, dei uma parada de uns 2 meses e agora voltei a costurar mais assiduamente e ela passou a desregular o ponto e quebrar a linha da costura reta, foi para a autorizada, acho q o técnico regulou, mas quando fui costurar em casa desregulou tudo , e estou o dia todo tentando regular e nada e agora as linhas arrebentam. Bom se não conseguir, segunda ela voltará para a autorizada e vou conversar com o técnico. Se fosse comprar, hoje não compraria essa ultralock, compraria uma mais simples. A Singer é boa e cara, mas quando começa a dar problemas é na proporção da fama e do preço. Bjos e boa sorte para vocês.

      Excluir
  2. Oi Elis, tudo bem!!
    Você se importa de informar onde conseguiu o manual para eu poder publicar aqui no blog!!
    Um abraço e boas costuras!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Boa noite...Scoranda já deu notícias sobre o tal manual ??? tbm tô no aguardo sobre, me interessei.

      Excluir
    2. A tá ...JÁ ACHEI O RETORNO...ESSE MANUAL EU TENHO E ESTA EM UM LINK MELHOR, CASO QUEIRA SEGUE O LINK :
      .
      http://casaalmeidacostura.com.br/sigme/Diretorios/Chinesinha_e_GNs/Manual%20Overlock%20Chinesinha%20em%20Portugues.PDF

      Abraços. Wesley.

      Excluir
    3. Olá, boa tarde.
      Ainda estou as voltas para conseguir o manual. Nesse link nao consigo, se tiver em pdf, e puder, por favor. monicacrs40@gmail.com
      obrigado.

      Excluir
  3. Olá... conforme você me pediu aqui está o manual que me ajudou a entender essa temperamental maquininha....https://picasaweb.google.com/107612047936648609528/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite,estou querendo comprar uma chineisinha, mas eu queria bx o pdf sem querer abusar vc poderia me enviar por email esse que esta no link n estou conseguindo abrir.email omarlei_queiroz@hotmail.com

      Excluir
  4. Olá!! Muito obrigada!! Vou aproveitar para atualizar o post!! :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcela adoro seu blog,agora me tira uma dúvida vc testou a verdinha com 3 linhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mifaela, tudo bem?
      Confesso que ainda não fiz esse teste, na verdade, comprei fios novos e tenho conseguido costurar assim, apesar de ainda arrebentar bastante, porém menos que antes!!
      Bjos!! :)

      Excluir
    2. Obrigada Marcela,tenho uma verdinha ainda não sei usar direito...fico atras de dicas boas...bjkas

      Excluir
    3. Sempre usei apenas com linha. Tanto a chinezinha, como a sequinha.

      Excluir
    4. Sempre usei apenas com linha, tanto na chinezinha portàtil, quanto na chamada sequinha.
      Funciona bem. Meu personal técnico me ensinou a amarrar a linha que se quer trocar na que já está passada e ir puxando com delicadeza, assim não me perco na passagem da linha.

      Excluir
  6. Oi Marcela! Fiquei tão feliz em achar seu blog e o mais legal, falando do meu, rsssss...sou a Josy do Se virando com a costura. Estava aqui numa relação de amor e ódio com a minha Janome 8002D quase jogando pela janela. Pq tenho usado tão pouco e quando sento pra fazer algo ela me decepciona. Pensei, vou vender essa meleca e comprar uma industrial. Mas aí vem na cabeça o tamanho do trambolho, a manutenção e o pior de tudo, se o problema for comigo. Vi mil vezes os videos que compartilhei na net. E descobri, rssssss...o problema era comigo. Sou demais, não gosto de ler manual, vou pulando as etapas, acho a ansiedade é o meu problema. Minha relação de amor com a minha overloque da Janome voltou. Agora quer ver uma máquina da Janome que amo de paixão? A galoneira da Janome, a danada é gostosa demais, macia, vc se sente dirigindo uma ferrari, rssssss...

    Obrigada por ter me prestigiado me visitando e ainda mais em citar meu blog aqui no seu cantinho aconchegante.

    Cheiro grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, qual é diferença entre a overloque e a galoneira?

      Excluir
    2. A overloque fecha as peças de malha e a galoneira dá o acabamento de bainha, gola e manga por exemplo. Desculpa a demora.

      Excluir
    3. Eu tenho a overloque industrial, e minha relação com ela tbm é de amor e ódio (ultimamente mais ódio do que amor). Ela arrebenta os fios todaaaa hora.

      Excluir
    4. Oi boa noite!
      Jà costurei moda praia e estava querendo começar,mas não sei que máquina comprar, preciso de uma overlock e uma colarette, sendo que a industrial está muito cara, um mecânico me disse que aquelas verdinhas não dá nem pro começo, mas será uma produção modesta no começo. O que vc me indicaria?

      Excluir
    5. Boa noite!
      O que vc me indicaria para uma produção a principio de moda praia? Estava pesquisando e as máquinas industriais estão muito caras. Será que uma overlock e uma colarete semi industrial aguentaria?

      Excluir
    6. Oi boa noite!
      Jà costurei moda praia e estava querendo começar,mas não sei que máquina comprar, preciso de uma overlock e uma colarette, sendo que a industrial está muito cara, um mecânico me disse que aquelas verdinhas não dá nem pro começo, mas será uma produção modesta no começo. O que vc me indicaria?

      Excluir
  7. Olá Galera!!! Eu tenho a Singee Ultralock e é a melhir que domestica que já usei!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então me conta o milagre pois estou odiando a minha. A beira de um ataque de nervos pelo amor de Deus me ajude , ela costura em pouco e depois so corta

      Excluir
  8. Meninas, me tirem 2 duvidas. Rsrsrs
    Uma: o que é ponto fecho plano?
    Outra: amo costurar e resolvi começar a fazer minhas próprias roupas fitness. A verdinha serve para isso? O acabamento é perfeito? Tive uma q qdo vestia a roupa o ponto abria e a costura ficava mto visível (horrível)

    Bjooos

    ResponderExcluir
  9. Olha só o precinho... em euros... http://www.ebay.com/itm/Babylock-Evolution-/331263103200?pt=N%C3%A4hmaschinen_Zubeh%C3%B6r&hash=item4d20d1d0e0

    ResponderExcluir
  10. Eu comprei uma verdinha, nos primeiros dias já me arrependi, ela não tinha regulagem do ponto, fui na loja e devolvi peguei uma Singer Facilita. Agora estou pensando em comprar uma overloque Janome, falam muito bem dela.

    ResponderExcluir
  11. Da pra usa retros pequeno na ultralok. Meu quartinho não tem muito espaço.
    Estou iniciando ateliê em casa, fiz um test drive numa overloq e estou sentindo muita falta.
    A possibilidade de não ter q aparar as margens antes de passar o zigue-zague é tudo d bom. Sem contar a aparência do acabamento para "vender" conta né.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Realmente a verdinha nao tem como regular os pontos, eu comprei uma pela internet e tbm devolvi e comprei a ultralock da singer. É otima e nao deixa nada a desejar. Nao precisa de bancada industrial uso na mesa da cozinha mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidy,mas a doméstica ultralok aguenta costurar jeans e moleton?

      Excluir
    2. Oi Leidy,a ultralock singer aguenta costurar jeans e moleton??

      Excluir
  14. Estou em dúvida se compro a ultralock da singer ou a overlock Janome 8002d. Você saberia dizer qual é a melhor em relação a funcionalidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei a ultralock singer e não me arrependi. Recomendo.

      Excluir
  15. Lidy a ultralock corta as rebarbas?

    ResponderExcluir
  16. Dessas overlock qual costura tecido grosso? Jeans por exemplo?

    ResponderExcluir
  17. Marcela, sou aprendiz de costura, ganhei uma janome 8002d mas não sei que tipo de linhas usar? Não entendi bem no manual!

    ResponderExcluir
  18. Estava fazendo um curso de costura, me empolguei e comprei uma overloque janone 8002 D e uma singer industrial reta modelo 191-D. Parei o curso e as máquinas ficaram paradas. Se alguém se interessar em comprá-las, estão na garantia.
    meu nome é Cláudia whatsup 11 986334986

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia vc ja vendeusua maquina? Ontem estive vendo nas lojas sobre essa maquina aqui em londrina onde moro. Achei um pouco cara.. Caso nao vendeu ainda, qual o valor da venda? Obrgada

      Excluir
    2. Estou interessada na ultralock Janome. Você já vendeu?

      Excluir
  19. Sim a Overloque da Singer corta as reservas enquanto costura. Costura inclusive tecidos grossos como jeans.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde , antes demais nada, deixe me apresentar meu nome é Leda Maria e adoro costurar. Até tenho me saido bem. Tenho até algumas clientes. Bom resolvi ter uma Ultralok da Singer. Cheguei em casa, como , uma criança com seu novo brinquedo.Acabamentos p3rfeitos e lindos. Até aparecer barra enrolada. Simplesmente não entendo como fazer. Você poderiame explicar como utilizar o expansor e fazer a dita barra. Pq eu faço assim: overlok na barra e depoiszig-zag ponto mínimos namaioria das vezes com linhaa de viscose. Por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O manual desta máquina explica sobre isso.

      Excluir
    2. Uma dica para as linhas não rebentar é passar silicone líquido nas linhas vende em. Lojas de máquinas de costura ou linhas de aviamentos

      Excluir
  21. Bom dia! Quero começar a fazer pijamas e roupas para criança e bebê para venda, quais maquinas posso comprar? Pode ser essas portáteis ou precisa ser industriais?

    ResponderExcluir
  22. boa tarde meninas
    por favor me falam
    qual a melhor ultralock a ser comprada a da singer ou da janone
    estou muito em duvida
    sou iniciante na costura
    obrigada

    ResponderExcluir
  23. Ola boa tarde, estou começando a costurar e decidi comprar uma overlock tenho lido bastante sobre o assunto mas estou com muitas duvidas entre a interlock, a ultralock da singer e uma overlock nào consegui precisar as diferenças. a única coisa que eu tenho certeza é que preciso de uma maquina portátil. se alguém puder me ajudar fico grata.

    ResponderExcluir
  24. obrigada pelas dicas meninas. estou convencida vou comprar a ultrlock da singet. bjs

    ResponderExcluir
  25. Muito bom, tbm fico com amor e ódio pela overclock janome, ia levar no técnico, mas depois de ler os depoimentos desisti, vi dicas e vou tentar mais um pouco, obrigada meninas.

    ResponderExcluir
  26. Olá adorei achar seu blog mas, acho que vc esta sem alimentá-lo ne?! Mesmo assim vou arriscar e perguntar, qual overloque e melhor pra eu comprar, Janome 800 D ou Ultralok Singer. Grata

    ResponderExcluir
  27. Boa noite!
    Sou Kely, gente não entendo nada de costura , nas gosto de ter máquina pra fazer serviço pequeno em casa. Preciso de uma overlok com o preço baixo , pois é pra poucas coisas . Já olhei aquela verdinha, mas os comentários sobre ela são péssimo. Por favor me indiquem uma com o preço baixo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Se essa for a foto da sua maquina o seu problema de arrebentar linha esta no suporte. Esse suporte nao na estabilidade ao tubo que tomba e prende a limha. Troca o suporte por um com espuma e aquele apoio interno. Fiz isso e nunca mais tive problema.

    ResponderExcluir
  29. Ola meninas, me chamo, Marlene, sei que só cheguei agora neste, mas adorei a dicas de vcs, eu estou tentando comprar uma utralock ou overlock, caseira pois, não tenho espaço. se alguem tever disponivel, meu whatzapp 11 94949-3508

    ResponderExcluir
  30. Oi meninas!

    Tenho uma Janome 8002D pra vender. Ela está muito bem conservada e com a manutenção em dia.

    Se alguém se interessar, aqui está o link com fotos e mais informações: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1074482152-maquina-overloque-domestica-janome-8002d-_JM

    Obrigada :)

    ResponderExcluir