segunda-feira, 24 de março de 2014

Tipos de Tesoura




Um outro assunto interessante é sobre tipos de tesouras usadas na arte do corte e da costura. 

Quando era pequena e passava horas no quarto de costura da minha avó, via que existiam algumas tesouras diferentes, com serra, outras retas, algumas pequenas e outras grandes e me perguntava para que servia cada uma delas.

Somente depois que resolvi costurar é que aprendi o motivo.


Eu tenho e uso basicamente três tipos:

Uma para cortar tecido



Outra para cortar papel




E uma pequena que uso para cortar fios e linhas, desfazer pontos etc..


Mas além destas existem diversos tipos de acordo com o tecido usado para se fazer a roupa.

Tesoura de picotar



São tesouras com lâminas de serra dentada, que criam um zig zag quando você corta com ela. Este zig zag além de bonito é funcional, pois evita que o tecido se desgaste na borda. Ela também pode ser útil quando se lida com malhas para reduzir o volume das costuras. Além disso, pode adicionar uma borda decorativa para tecidos como no feltro.

Tesoura de alfaiate



A tesoura de alfaiate tem uma longa lâmina que a torna ideal para cortar tecidos. Ao invés de as pás superiores e inferiores serem afiadas em um ângulo de 90 graus, a parte superior da lâmina faz um ângulo mais agudo. Isto permite atravessar o tecido mais fácil do que as tesoura regulares. Seu ângulo ligeiramente curvado permite uma posição mais confortável mão.

Ela pode durar uma vida, se você pegá-la afiada e usá-la apenas para cortar tecido, e não deixá-la cair, pois pode perder o corte.

Tesoura de papel


Tesoura de costureira é mais barata e funciona bem. Ela também possui um ângulo de inclinação confortável. Trata-se de uma tesoura básica para começar, se você é nova na costura.

Tesourinhas



São ótimas para costura à mão. São menores, mas não menos afiadas do que as de alfaiate ou costureira

Tesoura de Bordado


Eu amo a forma dessas elegantes tesouras, mas mais importante é que elas são muito afiadas. São ótimas para quem trabalha com bordados. As pontas finas também permitem que você remover pontos de frente quando você precisa.

Ainda existem muitos tipos de tesouras, mas creio serem estas que citei as principais.

Boas costuras!!

5 comentários: